Associação Comercial de Maceió disponibiliza sala com atendimento Sebrae para empreendedores
Por Algo Mais Assessoria
As micro e pequenas empresas representam 94% dos negócios com registro ativo em Maceió, de acordo com o levantamento mais recente da Junta Comercial do Estado (Juceal). Apesar de serem maioria no cenário empresarial local, muitos desses empreendimentos enfrentam dificuldades para manter a sustentabilidade financeira.
Na capital, existem 138.717 empresas de menor porte, sendo 89.157 MEIs, 40.382 MEs e 9.178 empresas de pequeno porte. Para apoiá-los, a Associação Comercial de Maceió disponibiliza uma sala exclusiva para o atendimento gratuito da Unidade Parceiro Sebrae. Os agendamentos podem ser realizados pelo site https://site.acmaceio.com.br/
Segundo o contador e palestrante Fabiano Azevedo, três falhas recorrentes comprometem a saúde financeira principalmente de microempresas (MEs) e microempreendedores individuais (MEIs), podendo até levar ao encerramento das atividades. “São armadilhas silenciosas que começam pequenas, mas se acumulam e geram problemas grandes e caros de resolver”, alerta.
Inadimplência com obrigações fiscais
Muitos empreendedores deixam de cumprir suas obrigações fiscais por esquecimento, desorganização ou falta de orientação. Débitos como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em atraso, ausência de declaração do Simples Nacional (DASN-SIMEI) ou notas fiscais não enviadas podem resultar em multas, bloqueio do CNPJ e até exclusão do regime tributário.